“O Padre não se tornará homem de Deus se não for homem de oração”, afirma Cardeal Hummes

d-claudio-hummesItaici (Quinta, 04-02-2010, Gaudium Press) O arcebispo emérito de São Paulo e prefeito da Congregação para o Clero, Dom Cláudio Hummes enviou ontem (3) uma mensagem especial aos mais de 500 padres reunidos em Itaici, em Indaiatuba (SP), onde se realiza o 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP).

Na carta, dirigida particularmente aos participantes do ENP, Cardeal Hummes aborda o tema do Ano Sacerdotal vivido pela Igreja, “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote!”, e recorda o desejo do Papa Bento XVI de que este ano especial seja “um tempo de profunda renovação interior dos sacerdotes”.

Segundo o cardeal, ser pastor segundo o coração de Deus é o “grande desafio” para os sacerdotes de todos os tempos, constituindo, dessa maneira, o “maior tesouro que o nosso Pai poderia oferecer aos fiéis de nossas comunidades”.

O prelado ressalta ainda que o sacerdote só será “Bom Pastor” na medida em que, através do exercício diário do seu ministério, se dedique “integralmente a Cristo e, por Ele, com Ele e Nele, aos irmãos, em total fidelidade”.

Para o cardeal, o povo brasileiro deseja “vivamente” que seus sacerdotes sejam “homens de Deus” e “homens de oração”. Dessa forma, na vida dos sacerdotes a oração e a intimidade com Deus são “essenciais e insubstituíveis”.

“A oração na vida do presbítero ou ocupa um lugar central ou será um belo ideal, distante de ser concretizado”, assinalou o cardeal. Se o trabalho pastoral não for precedido de oração, perderá seu valor e eficácia.

Cardeal Hummes recordou, ainda, o “Encontro Internacional de Sacerdotes” com o Papa Bento XVI, em Roma, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 junho desse ano. Sobre o evento, convidou todos os padres a participar desse “marcante gesto de comunhão eclesial”.

Ao final da mensagem, o Cardeal Cláudio Hummes exortou todos os sacerdotes a viver o Ano Sacerdotal: “Grande é o dom da vossa vocação e urgente um novo ardor missionário a fazer-se presente no coração sacerdotal de cada um de vós”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *